Moradores questionam horário de circulação dos ônibus municipais e carência de aplicativos.
Quem vive nas áreas mais isoladas de Cubatão (SP) enfrenta a falta de acesso ao transporte público. Nos bairros Fabril e Pinhal do Miranda, além da oferta reduzida de linhas de ônibus, até os carros por aplicativo se recusam a circular, principalmente no período da noite.
“Justamente no horário em que a gente mais precisa, na verdade”, explica o morador e líder comunitário Antônio Nogueira Clementino, de 55 anos. “Não é todo mundo que tem condição de manter um carro, então, se acontece uma emergência à noite, se precisa levar uma criança no Pronto-Socorro, ônibus não tem de madrugada e o carro por aplicativo não vem”.
Integrante de projetos locais, como o Comunicação Comunitária (Com Com), Antônio intitula-se um 'agente multiplicador' e reúne queixas de vizinhos para apresentar às autoridades. “Essa luta pelo transporte é antiga. Não adianta trocar de empresa por carros melhores, sem reforçar a frequência de horários. A gente se sente preso aqui”.
Vila dos Pescadores
Residente há 35 anos da Vila dos Pescadores, a produtora cultural Cintia Neli é outra que questiona as condições de mobilidade. Ela relata que não foram poucos os compromissos perdidos devido a atrasos dos ônibus. “Principalmente em consultas médicas e, muitas vezes, ao nosso próprio trabalho. O pior é que não dá nem para reclamar, porque não conseguimos falar com a empresa. Acabamos recorrendo ao transporte alternativo [vans], que nos conhecem e fazem bem o serviço”.
Missão 2021
Para o próximo ano, o desejo por mudanças é nítido na população cubatense. As exigências ficam sobre o governo municipal, que terá papel de conciliador entre as questões que pode resolver e as que deve recorrer a concessionárias e empresas parceiras, mediando as solicitações dos moradores. “Eles pensam que nossa memória é curta e que esquecemos as promessas feitas a cada quatro anos. As comunidades se organizaram e estão se manifestando”, finaliza Cintia.
Ônibus
A Prefeitura de Cubatão informa que licitou e contratou uma nova empresa de ônibus, com início da operação em novembro de 2019. O edital previu, para as 15 linhas, 49 veículos com ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade e aplicativo de horários e trajetos por smartphone.
Esses novos veículos contam, ainda, com acessibilidade para deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida, e haverá a intensificação da regra para que os coletivos parem fora dos abrigos de embarque/desembarque das 22h às 5h, conforme a Lei Municipal nº 3.744/2015.
As linhas municipais fazem os trajetos Ilha Caraguatá/Usiminas; Vila Esperança/Cruzeiro; Cruzeiro/Ilha Bela; Bolsão/Cruzeiro; Jardim Costa e Silva/Vila Natal; Pilões/Avenida Nações Unidas; Cemitério/Vila dos Pescadores; Cruzeiro/Cota 200; Vale Verde/Avenida Nações Unidas; Rubens Lara/Fabril; Rodoviária/Mantiqueira; Rodoviária/Cesari; Cruzeiro/Bolsão; Rodoviária/Água Fria; Cruzeiro/Morro do Índio; Ilha Caraguatá/Cruzeiro.
Aplicativos
Sobre a entrada dos motoristas de aplicativos em bairros da periferia, o Sindicato dos Trabalhadores com Aplicativos de Transporte Terrestre no Estado de São Paulo (Stattesp) afirma que o problema registrado pelos moradores é resultado da falta de segurança.
Segundo o sindicato, os recorrentes casos de assaltos, roubos e até mortes inibem o atendimento dos motoristas aos seus usuários nestes locais.