Notícias
Eficácia da CoronaVac é de 50,38%, semelhante à das vacinas contra gripe e tuberculose

Eficácia da CoronaVac é de 50,38%, semelhante à das vacinas contra gripe e tuberculose

13/01/2021
Fonte: Rede Brasil Atual
Compartilhar: Whatsapp

Vacina contra covid-19 é ainda mais eficaz para casos graves e tem potencial para reduzir muito o impacto da pandemia no país, afirmam especialistas. “Barra de testes foi lá em cima”

A eficácia geral da vacina contra a covid-19 CoronaVac é de 50,38%. Isso significa que a cada duas pessoas vacinadas uma não será contaminada de forma alguma pela doença. Além disso, entre as que ainda forem infectadas, 78% vão desenvolver apenas sintomas muito leves, que não vão precisar de qualquer atendimento hospitalar. Finalmente, nenhum do vacinados no estudo do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, desenvolveu as formas graves da doença, nem necessitou de internação e, consequentemente, nenhum deles morreu. Os dados foram apresentados hoje (12), em coletiva de imprensa.

A eficácia geral da CoronaVac é semelhante a de vacinas como a utilizada contra o vírus Influenza, da gripe, ou contra a tuberculose. Na primeira, a eficácia média fica entre 60% e 70%, mas em alguns anos cai abaixo de 50%. No caso da tuberculose, a eficácia da vacina fica em torno de 60%. Mas nos dois casos o mais relevante é a capacidade de ambas em evitar as formas graves dessas doenças, que podem levar à internação hospitalar e morte. Esse é o principal efeito esperado da vacina contra a covid-19.

“Temos uma vacina aguardando para ser usada, em um país onde morrem mil pessoas por dia”, disse o diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, cobrando celeridade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na liberação do uso emergencial da vacina CoronaVac. Segundo Dimas, todos os dados solicitados pela Anvisa estão sendo apresentados e o processo de análise está em andamento.