Notícias
Festas de fim de ano podem causar colapso da saúde em destinos turísticos

Festas de fim de ano podem causar colapso da saúde em destinos turísticos

07/01/2021
Fonte: Brasil de Fato
Compartilhar: Whatsapp

Segundo especialistas, registros de pessoas infectadas devem aumentar nos próximos dias após confraternizações

As aglomerações das festas de fim de ano nos principais destinos turísticos brasileiros repercutiram internacionalmente. De Norte a Sul do país, multidões foram flagradas em eventos irregulares que ignoraram os protocolos de segurança contra o coronavírus.

Agora, as consequências diretas da ausência completa do uso de máscaras e do não cumprimento do distanciamento social serão sentidas não só pelos turistas mas também pela população local desses municípios.

“Obviamente as aglomerações vão provocar consequências desastrosas mais à frente", afirma a médica sanitarista Virgínia Junqueira. Ela explica que as confraternizações foram focos de transmissão da covid-19 e trarão consequências mais drásticas para as cidades pequenas com pouca estrutura hospitalar.

"Essas consequências vão se fazer sentir tanto nas pequenas cidades que abrigaram as aglomerações, quanto nos grandes centros de onde essas pessoas saíram. Só que as pequenas cidades não têm possibilidade de arcar com essas consequências porque às vezes mal tem um, dois ou três leitos de UTI”, alerta Junqueira. 

Enquanto o setor do turismo comemora a retomada das atividades, as festas devem acentuar a escalada de infecções em nível nacional. "Na totalidade estamos caminhando para a sobrecarga tanto das enfermarias destinadas à covid quanto as de UTI”, afirma a sanitarista.