Notícias
Lula concentra 45% das intenções de voto em pesquisa divulgada nesta quinta-feira

Lula concentra 45% das intenções de voto em pesquisa divulgada nesta quinta-feira

23/06/2022
Fonte: RBA
Compartilhar: Whatsapp

De acordo com pesquisa Exame/Ideia, petista está nove pontos à frente do atual presidente, Jair Bolsonaro, que aparece com 36% na sondagem estimulada

Pesquisa sobre a corrida presidencial divulgada nesta quinta-feira (23) mostra mais uma vez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a liderança consolidada e com chance de crescer um pouco mais e vencer a disputa no primeiro turno. De acordo com a pesquisa eleitoral Exame/Ideia, Lula tem 45% das intenções de voto, e o atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, aparece com 36%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, e Simone Tebet (MDB), 3%. As informações são de Gilson Garret Jr, no Portal Exame.

Os números são de uma pergunta estimulada, em que os nomes são apresentados em forma de lista aos entrevistados. Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 17 e 22 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A Exame/Ideia é um projeto que une Exame e o Ideia, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Veja o relatório completo.

Essa é a primeira pesquisa Exame/Ideia desde que João Doria (PSDB) desistiu de concorrer à Presidência e os tucanos decidiram apoiar a pré-candidatura da senadora pelo Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, formando uma chapa da terceira via, que inclui ainda o Cidadania. Na sondagem feita em maio, o ex-governador de São Paulo pontuou 2%. Também houve a definição de que Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, vai disputar a reeleição.