Pandemia avança veloz e faz mais 1.340 mortos por covid-19 em 24 horas

21/01/2021

País volta a ser um dos epicentros da covid-19 no mundo, alerta OMS. Contágios tiveram escalada de 21% em apenas uma semana, enquanto mortes cresceram 12%

Em mais um dia de alta letalidade do novo coronavírus, o Brasil registrou nesta quarta-feira (20), mais 1.340 mortos por covid-19 num período de 24 horas – o período entre as 16h de ontem e as 16h de hoje. As informações são do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). Desde o início do surto no país, em março, 212.831 brasileiros morreram em decorrência de complicações do vírus.

O Conass informa também que o país soma um total de 8.638.249 casos confirmados de covid-19, também desde março. Nas últimas 24 horas foram registrados oficialmente 64.385 novos infectados. É o período de maior contágio da doença em toda a série histórica.

Desde o dia 16 de dezembro, o país entrou em uma nova onda de contágios maior do que a registrada no pior momento até então, entre junho e agosto. A média epidemiológica calculada em sete dias está em 54.530 novos casos e 981 mortes diárias.

A pandemia está fora de controle em todo o país de acordo com a universidade norte-americana de Johns Hopkins. Já levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que, além disso, 13 estados estão com forte tendência de elevação nos casos e mortes. São eles Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Alagoas, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Amazonas, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo

Nas próximas semanas, o Brasil pode entrar em um momento ainda pior da pandemia, reflexo de grandes aglomerações que começaram no fim do ano e seguem, além da circulação de mutações do novo coronavírus no país.