Notícias
Ruas do país são ocupadas por brasileiros em defesa do resultado das urnas; Carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral ultrapassa 1 milhão de assinaturas

Ruas do país são ocupadas por brasileiros em defesa do resultado das urnas; Carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral ultrapassa 1 milhão de assinaturas

12/08/2022
Fonte: G1
Compartilhar: Whatsapp

Marca foi atingida nesta quinta-feira (11). Documento, lançado depois de seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, foi assinado por autoridades, banqueiros, empresários, ex-presidentes, atletas e artistas.

A carta em defesa da democracia e do processo eleitoral brasileiro, divulgada pela Faculdade de Direito da USP, ultrapassou nesta quinta-feira (11) 1 milhão de assinaturas. A marca foi atingida pouco antes das 22h, no mesmo dia em que o texto foi lido, durante evento na sede da faculdade, no Centro de São Paulo.

O documento foi aberto ao público em 26 de julho e assinado por autoridades, banqueiros, empresários, ex-presidentes, atletas e artistas.

A data foi escolhida por marcar o aniversário da criação dos cursos de direito no país e coincide com a leitura de manifesto no mesmo local em 1977 para denunciar a ditadura militar, que subtraiu direitos e matou opositores do regime.

A "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!" e a lista com os nomes foram divulgadas no dia 26 de julho no site da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Além de personalidades como Chico Buarque, Roberto Setúbal, Ellen Gracie e Luiz Gonzaga Beluzzo, o movimento recebeu um engajamento de nomes como o da escritora e presidente interina da ABL Nélida Piñon, da atriz e imortal Fernanda Montenegro, dos ex-ministros do STF Joaquim Barbosa, Francisco Resek e Nelson Jobim, dos cantores Gal Costa, Zélia Duncan, Maria Bethânia e Frejat, dos atores Antonio Calloni e Bruno Gagliasso, do cineasta Fernando Meirelles, dos escritores Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros e Djamila Ribeiro, dos historiadores Eduardo Bueno e Lilia Schwarcz, entre outros.

No total, 12 ex-ministros do STF assinaram o documento.

Ruas do país são ocupadas por brasileiros em defesa do resultado das urnas

Depois do ato no Largo São Francisco, no Centro de São Paulo, em que uma multidão se reuniu para acompanhar a leitura de duas cartas em defesa do Estado democrático de Direito e do sistema eleitoral brasileiro, na manhã desta quinta-feira (11), um novo ato, organizado por movimentos sociais e estudantes, ocorreu à noite na Avenida Paulista.

A concentração para a manifestação batizada de "Defesa das Eleições Livres, da Democracia e pelo Fora Bolsonaro" começou no vão livre do Masp, e manifestantes circulam com faixas pela democracia e contra o governo de Jair Bolsonaro (PL) e se encerrou na Praça do Ciclista de forma pacífica.

Em frente ao Masp, os manifestantes ocuparam todas as faixas da via no sentido Consolação. Entre os cartazes, frases pela democracia e a educação, e palavras de ordem como "a verdade é dura, o Bolsonaro é filho da ditadura" e "nenhum passo atrás, ditadura nunca mais".

voltar