Salário mínimo: governo prevê valor para 2023

19/05/2022
Fonte: Jornal Contábil

O Executivo acredita que em 2024  e 2025, o salário mínimo tenha o valor de R$ 1.337 e R$ 1.378 respectivamente

O Governo Federal já enviou para o Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que contém os valores do salário mínimo. Trata-se de uma estimativa para os anos de 2023, 2024 e 2025.

Os valores que o governo está estimando para os próximos anos considera dados macroeconômicos com o PIB (Produto Interno Bruto), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que mede a inflação.

O aumento acelerado da inflação vem fazendo o trabalhador comprar menos, pensar duas vezes o que vai escolher no supermercado, e muitas vezes realmente não levar o que mais necessitava. O motivo é a inflação que está forçando a subida dos preços dos alimentos. Devido ao atual cenário, o governo propôs o valor previsto para 2023, e também fez uma estimativa para os próximos anos.

Lembrando que o governo atual vem fazendo a correção do salário mínimo somente para evitar as perdas para a inflação. Existe a expectitiva que em 2022, ela deva chegar a 6,7%, sendo essa realmente a inflação de 2022, o salário do próximo ano passará de R$ 1.212 para R$ 1.294.

O Executivo acredita que em 2024  e 2025, o salário mínimo tenha o valor de R$ 1.337 e R$ 1.378 respectivamente. Porém, devemos lembrar que esses valores não são oficiais e apenas estimativas. Isso significa que o valor para 2023 e os anos seguintes podem sofrer alterações devido o caminhar da inflação.

Qual deveria ser o valor do mínimo em 2022?

Um estudo realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos) revela que o valor do salário mínimo atualmente deveria estar em R$ 5.997,14. De acordo com o Dieese, a estimativa foi feita considerando as despesas com alimentação, saúde, moradia, vestuário, educação, higiene, previdência, lazer e transporte, de um trabalhador que possui uma família com 4 integrantes.