Notícias
Sem fase vermelha, banhistas sem máscaras vão às praias no litoral de SP

Sem fase vermelha, banhistas sem máscaras vão às praias no litoral de SP

08/02/2021
Fonte: G1
Compartilhar: Whatsapp

Após a decisão do Governo do Estado de suspender a fase vermelha do Plano São Paulo durante os fins de semana, centenas de banhistas foram às praias de Santos, no litoral paulista, neste domingo (7). Imagens obtidas pelo G1 mostram moradores e turistas na faixa de areia sem utilizar a máscara de proteção, equipamento obrigatório para o enfrentamento à Covid-19.

A cidade passou o último fim de semana na fase vermelha, após a Baixada Santista ser classificada na fase laranja durante os dias da semana e vermelha aos fins de semana e feriados, e após as 20h nos dias úteis, medida que valia para todo o estado. Nesta sexta-feira (5), a região avançou para a fase amarela, e o governo suspendeu a medida de deixar todas as regiões na fase mais restritiva no sábado e domingo.

Com o avanço da região no Plano SP, houve flexibilização nas regras, voltando a ser permitido o uso de guarda-sóis. Apesar disso, o uso de máscara permanece sendo obrigatório.

Nas imagens obtidas pela reportagem, porém, dezenas de banhistas aparecem sem o equipamento, enquanto andam pela faixa de areia, desrespeitando o decreto. No município, em caso de descumprimento da medida, o infrator pode ser multado em R$ 100.

A praia ficou cheia neste domingo, apesar do tempo nublado e da alta da maré, após uma forte ressaca atingir a cidade. O fenômeno ocorreu por conta da chegada de um ciclone extratropical à região, associado à passagem de uma frente fria, fazendo com que o mar cobrisse a faixa de areia e que fortes ondas atingissem o calçadão. Mesmo com o mar agitado, dezenas de banhistas entraram na água para aproveitar o fim de semana.